A oração do cego Bartimeu

Texto Marcos 10; 46 ao 52.
É certo que no que tempo em que viveu Jesus, quando ELE o próprio Jesus pregava por onde ELE passava acontecia um grande alvoroço, por conta da grande multidão que o seguia. Ali também por onde Jesus passava milagres aconteciam, Jesus esta passando por aqui nesta noite creia e o chame pra sua vida e o seu milagre vai chegar! Quando Jesus realizava seus milagres maravilhosos e pedia para que as pessoas não os relatassem, não contassem, a ninguém o que lhes fizera, por mais que tentassem aquelas pessoas ficavam tão admiradas que não conseguiam e acabavam contando o que Jesus lhes fizera, e então a fama de Jesus correu por todo lugar. Quando Jesus esteve em Jerico não foi diferente um grande milagre ocorreria ali naquela cidade, um grande milagre ira acontecer aqui hoje! Todos nos conhecemos a historia de Bartimeu, pra quem ainda não conhece, havia ali na porta de Jerico um cego (chamado Bartimeu) pedindo esmolas, cuja cegueira era apenas uma privação dos sentidos, isto é, era uma cegueira física, não espiritual, pois ao ouvir aquele o tropel da multidão o barulho da multidão, ao seu redor perguntou a um dos que ali passavam o que é que estava acontecendo! Aquela pessoa então anunciou ao cego que Jesus estava passando por ali, por isso o agito da multidão! Desse modo podemos perceber a aguçada percepção espiritual que Bartimeu tinha, discernindo algo diferente que estava acontecendo ao seu redor.
Sem demoras o cego então se pôs a clamar: Jesus filho de Davi tenha compaixão de mim!
Primeiramente nos temos, e iremos entender o significado da palavra, “CLAMAR”.
Clamar quer dizer, proferir em altas vozes, gritar, bradar, implorar, suplicar.
Se nos olharmos também o significado do verbo implorar um dos sinônimos da palavra clamar, que mais me chamou a atenção.
Implorar: Pedir humildemente ajuda pedir com insistência, pedir com lagrimas ou em tom de suplicar chorosa.
Mas porque o significado da palavra clamar, do verbo implorar nos chama tanto a atenção? Porque foi isto que Bartimeu fez. Ele viu tão de perto a oportunidade de sair daquela situação, por estar tão próximo de Jesus, do Salvador! A amados Bartimeu não se envergonhou, ao contrario ele se humilhou, insistiu, permitindo assim que o Senhor achasse nele sinceridade! E você meu amado o que tem feito pra que o Senhor olhe pra você e veja sinceridade? Você tem clamado você tem se humilhado nos pés do nosso DEUS e eu te digo que da mesma forma com Jesus esteve presente naquele lugar, naquela hora a frente de Bartimeu, para operar o milagre ELE esta presente nesta noite aqui neste lugar esperando que hore com humildade que você peça clame com insistência, eu não sei o que você tem passado, eu não sei qual é o milagre que você precisa eu sei que nesta noite se você orar como Bartimeu orou o seu milagre vai chegar, e a sua historia será mudada! Aleluia. Então esta ai o primeiro ponto pra que o Senhor age em sua vida e opere o milagre!
1º Ore com humildade, implore ao Senhor.
Nos podemos observar amados na palavra, que a multidão foi contraria a sua atitude, repreenderam Bartimeu quando ele calmava, mas ele insistia e clamava ainda mais, no Evangelho de Lucas no capitulo 18 Cristo nos ensina com que frequência devemos orar, e que nossas orações precisam ser produção de um coração contrito. Precisamos ser insistentes em nossas orações, como na parábola do juiz iníquo, não importa quem seja, ou o que tenha se levantado contra você o Senhor jamais deixara de fazer justiça ao seus escolhidos que clamam dia e noite, embora muitas vezes pareça demorada a justiça do Senhor ela nunca ira falhar! Temos que orar amados dia e noite não pra que os outros vejam, mas dentro do nosso interior, quando estivermos sozinhos em nossa casa que você possa ter um momento pra DEUS, pois ELE luta por você em todo tempo, se humilhe clame assim como na parábola do fariseu e o publicano, confesse o seu pecado a DEUS aquilo que te impedi de se achegar a ELE, peça a ELE com um coração contrito não como fariseu, mas como o PUBLICANO que se humilhou que clamou ao Senhor por misericórdia! É assim amado insista se humilhe, pra que o seu milagre chegue, nos podemos perceber que estas lições foram postas em pratica na vida de Bartimeu, na oração de Bartimeu, que insistiu em ser atendido por Cristo mediante o seu clamor, busque ser atendido meu amado nesta noite, você também esta tão perto do Senhor Jesus, não deixe essa oportunidade passar! Bartimeu não se intimidou diante daquela imensa multidão, amado não se intimide diante do problema que tem assolado sua vida, diante das circunstancias que você esta vivendo, muito pelo contrario naquele momento que Bartimeu se viu acuado pela multidão ele clamou ainda mais alto como esta escrito no verso 48, você também pode clamar pode orar ainda mais diante da situação que esta vivendo!
Esta ai o segundo ponto dessa mensagem.
2º Não se deixe intimidar pela multidão (problema), insista, clame ainda mais.
 Observem também amados que Bartimeu orou com singeleza no coração com sinceridade, ele não usa um vocábulo retorcendo a oração não usa uma figura de linguagem nem metáforas enfim, ele usa uma duplicidade na oração como muitas vezes nos fazemos, ao contrario a oração de Bartimeu é curta e simples, objetiva ele vai direto ao ponto com Jesus, essa oração se encaixa bem em uma frase muito conhecida, “não é pelo muito falar que seremos atendidos, mas sim na qualidade desse falar”, Bartimeu não tirou o atraso da oração, ao contrario como eu já disse ele foi sintético enfatizando o que realmente era necessário pedir naquele momento em que orava, vejamos no versículo 47 e 48, devemos levar em conta a existência da invocação pelo nome de Jesus em nossas orações um chamamento, Jesus é chamado por Bartimeu pra ter compaixão dele naquele momento Bartimeu não buscou resolver o seu problema por si mesmo, mas sim desejou que Jesus o ajudasse, eu estou encerrando, eu te pergunto você tem desejado que o Senhor te ajude? Você tem orado chamando a existência dele pra sua vida?  Ai esta amados o terceiro e ultimo ponto.
3º Ore com sinceridade, invocando o nome de DEUS, e peça pra que ele te ajude.
Bartimeu entendeu que carecia de Jesus e você esta carente de Jesus, talvez eu não, mas você sabe talvez você esteja perto de desistir ou tenha falado que o Senhor não tem ouvido a sua oração olhe para dentro de você será que você tem orado como Bartimeu orou naquele momento, talvez você esteja carente do poder de DEUS na sua vida assim como Bartimeu estava, mas ele Bartimeu agarrou a oportunidade que ele teve e não desperdiçou clamou ao Senhor de todo coração nesta noite o Senhor esta esperando que você clame que você olhe pra dentro de você e se humilhe não faça como o fariseu que se engrandeceu a si mesmo, mas que você faça como aquele publicano e saia daqui hoje com a sua vitória com o seu milagre. Eu quero convidar toda a igreja aqui a frente para orarmos, assim como Bartimeu orou, e alcançou o milagre do Senhor, eu não sei o que esta te impedindo te alcançar o seu milagre se são as dificuldades do dia a dia? Se é o seu próprio eu? Ou suas próprias limitações? Notamos que na palavra Jesus pergunta pra aquele cego, 51 “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre que eu torne a ver.” O Senhor Jesus podia cura-lo automaticamente, mas quando Jesus pergunta isso ao cego ELE nos mostra que se importa como as dores da humanidade, que ELE se importa com a sua dor, e ELE esta aqui te perguntado o que você escolhido quer que ELE te faça? Ore, não perca a oportunidade do seu milagre acontecer, todo caminho é comum ate que Jesus passe por ele, e ELE esta passando aqui nesta noite pra transformar sua vida, eu não sei em que área da sua vida você esta precisando, eu sei é que o Senhor esta aqui nesta noite e que se você orar como aquele ex-cego, o seu milagre com certeza vai chegar!










Diácono Adonias Amorim Junior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATITUDES PARA VIVER O NOVO DE DEUS.

ROMPENDO AS BARREIRAS!

CONQUISTANDO O IMPOSSIVEL!